quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Eles são bonitos e úteis - Eles são os faróis auxiliares ou faroletes


Os faróis auxiliares ou faroletes tem um papel importante no que diz respeito à segurança do piloto. O farol principal na maioria das motos e a Intruder não seria exceção, é fraco e não oferece a luminosidade exigida nas vias urbanas brasileiras, que são mal iluminadas, esburacadas e muitas vezes com armadilhas mortais, como os bueiros rebaixados, como é o caso aqui em Porto Alegre. Muitas vezes só enxergamos o perigo quando estamos a poucos metros dele e dependendo da sorte ou do azar, não temos tempo para evitar um acidente. Se os faróis fossem mais eficientes (ou quem sabe as ruas melhor pavimentadas e iluminadas) não correríamos este risco.
Os faróis auxiliares são fáceis de serem colocados mas é importante lembrar que uma instalação mal feita pode comprometer todo o sistema elétrico da moto.
É necessário que se utilize um relé adequado, fios novos, terminais, capas de terminais e de preferência que o serviço seja realizado por um profissional que entenda do assunto, sob pena de termos superaquecimento e a bateria descarregada.
Importante lembrar que os faróis auxiliares só deverão ser utilizados à noite quando realmente for necessário.
Lembre-se sempre que eles são primeiro funcionais, depois estéticos.
Desde que os cuidados acima sejam tomados, a colocação dos faróis auxiliares só trará beneficíos.
Os da foto foram ligados juntamente com a luz alta, com relé, é claro.

Nenhum comentário: